Sobre o AVA

O presente Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi inicialmente desenvolvido a convite do Dr. Fernando Albuquerque Costa, Professor da disciplina de Metodologia da Investigação I, do curso de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O AVA tem por finalidade auxiliar o desenvolvimento de investigações sobre a metodologia de pesquisa na área educacional, explorando as ferramentas, os tópicos e os debates pertinentes a todos que investigam os temas dessa unidade curricular.


Sobre a unidade curricular

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A Unidade Curricular de Metodologia de Investigação I do curso de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (2017/2018), da Universidade de Lisboa, teve como proposta apresentar as configurações da investigação científica e tecnológica, principalmente no que tange à área educacional. Penso que a UC obteve seu mérito ao nos auxiliar nos passos da produção de trabalhos que agreguem, eticamente, valores ao desenvolvimento dessa mencionada área.

Esse mérito é de grande valia, visto que, no mundo acadêmico, investigar é primordial, é por meio da investigação que se descobre e se inventa, e isso a UC de Metodologia de Investigação I deixou bastante claro ao longo de seu curso. Aprendemos que os métodos representam formas de pensar e inovar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo em nossas dissertações. Diante desse aprendizado, nos conscientizamos sobre a necessidade de sistematizar o conhecimento científico, pois somente a partir disso é que a metodologia começa a ser instituída e dá corpo à pesquisa, proporcionado seu pleno desenvolvimento.

Alguns textos nos ampararam muito bem nessas e outras questões, principalmente os textos de John Creswell, em especial sua obra intitulada Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (Artmed, 2007), e o artigo de Harmut Günther, “Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?” (Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, 2006). Com esses e outros autores pudemos observar que a investigação hoje é menos quantitativa versus qualitativa, e sim mais sobre como as práticas de pesquisa se posicionam perante certos problemas e/ou certos contextos.

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A UC visou, além disso, promover questionamentos acerca dos limites da ciência sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade, introduzindo a noção de paradigma definida por Thomas Kuhn. Em vista da pluralidade e flexibilidade dos paradigmas investigativos, a disciplina nos auxiliou na revisitação das estruturas investigativas já apresentadas outrora durante a graduação, e é sempre satisfatório e importante revisitar, como foi feito nessa UC, as mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: os modos de investigação, o desenvolvimento e a estrutura do trabalho, os padrões de redação, os procedimentos para se fazer pesquisas bibliográficas, a seleção e a organização da leitura do material de estudo, bem como a construção de citações diretas e indiretas de acordo com o APA.

Diante do exposto é de suma importância dizer que a UC nos ajudou a questionar as tendências investigativas monológicas, nos atentando para as possibilidades e os benefícios das tentativas de triangulações de métodos investigativos ou métodos mistos: de que outra melhor forma a disciplina de Metodologia de Investigação pode ajudar nós, estudantes de nível superior, a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produção científica? Essa perspectiva múltipla nos abriu um leque muito mais rico de possibilidades investigativas, nos preparando para um grande número de questões de natureza ética, técnica e educacional, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a forma organizada e sistemática dos procedimentos de pesquisa, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além do respeito a normas éticas de redação e referenciação do texto científico.

Por fim, a UC de Metodologia de Investigação I nos forneceu uma melhor compreensão sobre a natureza e os objetivos da pesquisa científica, nos orientando a melhorar a qualidade de nossas próprias investigações. Além disso, a unidade curricular nos apresentou alguns dos instrumentos necessários para a realização do trabalho de pesquisa na Educação, nos fazendo mirar sempre a construção de um conhecimento inovador e eficiente através da pesquisa e da redação com embasamento científico e consideração às normas vigentes.

Endereço eletrônico da Unidade Curricular: https://metinv.weebly.com/

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